1ª Etapa Campeonato Paranaense 2014

Data: 15/03/2014 a 16/03/2014.
Local: Autódromo Internacional de Curitiba/PR.
Confira as fotos e comentários do Evento, parceria Rodrigo Vieira - www.autodynamics.com.br
COMENTÁRIOS DE DOMINGO
Aspirados Nível Internacional!
Foi um grande sucesso o novo formato mata-mata adotado no Campeonato Paranaense de Arrancada! A prova foi marcada por recordes e por vitórias inéditas, visto que com o formato, a prova SÓ ACABA QUANDO TERMINA! No antigo formato, bastava o piloto fazer um tempo baixo no sábado e, caso ninguém efetuasse um tempo mais baixo, este ganharia automaticamente no domingo. No formato de classificatórias e eliminatórias não: os pilotos se classificam e vão para as finais, onde aqueles que perdem vão embora. Sem dúvida é o melhor formato de prova de arrancada existente: pura emoção. Em breve a listagem de vencedores.
Os recordes também são um show a parte, para adicionar mais briga nas disputas. O mundo dos aspirados cresce a passos largos no Brasil! Simplesmente TODAS as categorias de aspirados tiveram seus tempos mais baixos: grande destaque para os 10.279s de Luiz Bonacorso: com um Gol quadrado, AP 8v, mostrou do que é capaz o brinquedo com um tempo que era praticamente inimaginável há tempos atrás. Confira a lista completa de recordes:
ST – Standard – Clovis Waechter – Equipe Serv Car – 12.239s
DO – Dianteira Original – Fabiano Maldonado “Camarão"- Autotec – 11.019s
TO – Traseira Original – Raul Correa – Julieta Competições – 10.721s
TT – Turbo Traseira – Cristiano Julio “Los Hermanos" – Julieta Competições – 8.495s
DS – Dianteira Super – Luiz Bonacorso – Autotec – 10.279s
TS – Traseira Super – Marcio Julio “Los Hermanos"- Julieta Competições – 8.269s
STT – Street Turbo Traseira – Marcus Vinicius – 10.463s (Tempo Referência)
Confiram algumas fotos e aguarde uma super cobertura em breve! Confira também na Revista Dragstrip Número 30!
COMENTÁRIOS DE SÁBADO:
A vez dos Aspirados
O primeiro dia de puxadas oficiais do Campeonato Paranaense de Arrancada contou com uma pista perfeita para os recordes! E foram dos motores naturalmente aspirados os tempos mais baixos. As novas marcas foram:
Standard – ST – Clovis Waechter – 12.315s
Dianteira Original – DO – Fabiano Maldonado – 11.019s
Traseira Original – TO – Raul Correa – 10.790s
Dianteira Super – DS – Luiz Bonacorso – 10.418s
Clovis chegou mostrando serviço! Fabiano Maldonado, o primeiro 8v a entrar na casa dos 6 segundos nos 201 metros, agora tem a nova meta nos 402m: entrar nos 10 segundos! Raul Correia baixou milésimos o seu próprio recorde e Luiz Bonacorso, que já andou na casa dos 10.200 nos treinos livres, baixou o tempo da DS e mostrou que os AP 8v são verdadeiros highlanders no Brasil!
COMENTÁRIOS DE SEXTA:
Começou a temporada de ¼ de milha em Curitiba!
Com novas regras e tratamento de pista especializado, a reta do AIC recebe os melhores competidores do Brasil!
E começou a temporada 2014 do mais antigo campeonato de 402 metros do Brasil! O Paranaense de Arrancada acontece no Autódromo Internacional de Curitiba (AIC), situado na cidade de Pinhais (grande Curitiba) e conta, há 20 anos, com organização da Força Livre Motorsport. A grande novidade para esta temporada é a utilização do formato classificatórias e mata-mata, estes que deverão acontecer no domingo. Hoje, sexta feira, 14 de Março, aconteceram os treinos livres e a nata da arrancada brasileira está presente. Logicamente que muitos competidores também estão aproveitando a única pista de 402 metros em atividade, visto que o Velopark declarou que não realizará arrancada no ano de 2014.
Com isso, a pista de Curitiba está sendo muito bem tratada para que os novos placares instalados pela Produpark possam informar a todos os presentes sobre os tempos e recordes. A organização fez tudo para poder receber da melhor forma os competidores e, é importante salientar, que o autódromo não pertence a Força Livre, esta que aluga o espaço para a sua utilização.
Os treinos livres de sexta mostrou novos carros, entre eles, um novo Opala STT, Novo Astra 16v DO e uma bela Caravan STT preparada pela Segantini. Na pista, quem andou forte foi João Roberto Tasso, o tiozinho da Sapinho Câmbios, que beliscou os 8 segundos com seu Gol FLD 16v. Outro carro que chamou muito a atenção foi o Gol aspirado recordista do Velopark, Malton Porto, este que literalmente passou a bola para o seu filho e este assumiu o comando do queimador de nitrometano! Quase me matou intoxicado...
A famosa Caravan TS de Marcio Julio, equipe Los Hermanos / Julieta Competições, também está presente. Marcio também deverá andar com a Caravan STT, carro que também será pilotado por Celso Camargo. Celso também andará com o seu Opala turbo. O Opala V8, agora nitro, de Diego Busato também andou forte e mostrou que vai dar trabalho na categoria. Até a nossa saída do autódromo, o Maverick da família Castañon ainda não havia chegado. Fabio Costa está presente com seu Opala Supercharger e chegou na pista andando forte. Cristiano Julio chegou a andar com o Opala turbo e é impressionante como fala aquele motor: passeou e mostrou que vai dar trabalho. Destaque para a volta do Dragster 4 cilindros Ford turbo nitro de Avelino Queiroz! O piloto voltou inspirado depois da vitória com o Top Alcohol no Festival! Fique atento ao nosso site e a nossa fanpage... sempre com novidades!
Texto e Fotos: Rodrigo Vieira
Fotos: 1ª Etapa Campeonato Paranaense 2014 - http://www.autodynamics.com.br/
Fotos: Rodrigo Vieira